Como registrar seu próprio nome de domínio para ter um site online

Se você tem, ou pretende ter um site, considere seriamente registrar seu próprio nome de domínio.

Um nome de domínio é um nome como “exemplo.com”. Que você pode usar para se referir ao seu site.

Observe que você não precisa ser uma empresa ou organização para registrar um nome de domínio. Qualquer indivíduo, por meio do CPF, pode fazer isso também.

Importância de um nome de domínio

Boas razões para ter um nome de domínio

  • Se você mudar o servidor de hospedagem, o nome do seu domínio irá junto com você.
  • Seus visitantes ou clientes que conheciam o nome do seu site como “www,instalarumsite.com.br” não precisariam ser informados sobre uma alteração de endereço da Web (também conhecida como “URL”). Já que, no que diz respeito a eles, o site ainda está no mesmo lugar.
  • Eles simplesmente digitariam seu nome de domínio e eles seriam levados de forma transparente para o novo local.
  • Se você é ou representa um negócio, um nome de domínio lhe dá credibilidade. Poucas pessoas estarão dispostas a fazer negócios com uma empresa que não tenha seu próprio nome de domínio.
  • Se você obtiver um nome de domínio que descreva os negócios ou o nome da sua empresa, as pessoas poderão lembrar-se do nome facilmente e poderão retornar ao seu site sem precisar consultar seus documentos.
  • Se você conseguir um bom nome que descreva seu produto ou serviço, você pode até mesmo conseguir pessoas que estejam tentando a sorte digitando “www.NomeDaSuaEmpresa.com” no navegador.
  • Se você quiser bons anunciantes para o seu site, um nome de domínio geralmente é útil. Isso tende a dar ao seu site uma certa respeitabilidade.

 

Visão geral do registro de domínio

Obter um nome de domínio envolve registrar o nome que você deseja em uma organização chamada ICANN (internacional) por meio de um registrador de nomes de domínio.

Por exemplo, se você escolher um nome como “exemplo.com“, terá que procurar um registrador e pagar uma taxa de inscrição. Isso lhe dará o direito ao nome por um ano, e você terá que renová-lo anualmente por (normalmente) o mesmo valor por ano.

Alguns provedores de internet irão registrá-lo e pagar pelo nome gratuitamente, mas você terá que arcar com as taxas do registrador.

Eu prefiro registrar o nome de domínio diretamente com um registrador de nome de domínio, e não através de um serviço de hospedagem. No passado algumas empresas de hospedagem registraram o domínio em seu próprio nome. Tornando-os proprietários do domínio em vez de você.

O registro direto com um registrador de nomes de domínio permite que você se registre como o proprietário, os contatos administrativos e técnicos.

Ser o dono é vital – se alguém se coloca como o dono (como o seu serviço de hospedagem), ele sempre pode decidir cobrar uma taxa exorbitante pelo uso do nome mais tarde, e há pouca coisa que você possa fazer.

Os vários outros contatos são menos vitais, mas ainda podem desempenhar papéis importantes, dependendo do registrante de domínio.

Por exemplo, para alguns registradores, a aprovação do contato administrativo é necessária antes que um nome de domínio seja transferido de um registrante. Se ele não puder ser contatado, o contato técnico será usado.

Bons nomes de domínio

Os nomes de domínio desaparecem extremamente rápido. Muitas pessoas afirmam que todos os bons nomes de domínio desapareceram. Bons nomes de domínio que são descritivos de produtos e serviços foram comprados.

Se você quiser um nome de domínio para o seu site, sugiro que faça isso agora ou enfrente a angústia de ter perdido esse nome, mais tarde. Afinal de contas o custo por um ano de propriedade do nome é bastante barato. Quando você percebe que está garantindo um bom nome para o seu site.

Instruções passo a passo

Pense em alguns bons nomes de domínio que você gostaria de usar. Não será suficiente pensar em apenas um – talvez já tenha sido comprado (provavelmente foi).

Faça uma lista de palavras e sinônimos. Pense em alternativas e que não alterem o sentido do seu empreendimento.

Há mais do que aparenta

Você precisará de um cartão de crédito ou de uma conta do PayPal para pagar pelo domínio. No Brasil temos opção de boleto (que pode demorar até 3 dias úteis). Ele permitirá que você reivindique e obtenha o nome de domínio imediatamente.

Se você já tiver um serviço de hospedagem, obtenha deles os nomes de seus servidores de nomes primários e secundários (DNS). Não se preocupe se você não entende o que essas coisas significam. Apenas salve a informação em algum lugar.

As informações geralmente podem ser obtidas em Perguntas frequentes ou em outra documentação, geralmente sob uma categoria como “nome de domínio” ou “DNS” ou “transferência de nome de domínio” e similares nos serviços de hospedagem.

Se você não conseguir encontrá-lo, solicite por e-mail. Você precisará das informações para apontar seu nome de domínio para seu website depois de comprar seu domínio.

Se você não tiver um serviço de hospedagem (host), poderá sempre permitir que o registrador estacione seu nome de domínio em um site temporário especialmente configurado para você.

Dessa forma, você pode proteger rapidamente seu nome de domínio antes que seja tarde demais e ainda reservar tempo para configurar os outros aspectos do seu site.

Alguns desses registradores também fornecem um endereço de e-mail gratuito em seu próprio nome de domínio, enquanto ele está estacionando em seu site, como “atende@example.com” (onde “exemplo.com” é seu domínio).

Lista de registradores de nomes de domínio

Preparamos três artigos que podem ser do seu interesse.

Você sabe registrar um domínio “ponto br” para seu site ou blog? registro.br

11 Empresas para você registrar um domínio internacional

11 Serviços de Hospedagem, web, indicados para você instalar um site

Além disso, alguns serviços de hospedagem podem lhe dar um nome de domínio, gratuito, se você estiver hospedando com eles, assim como muitos outros.

Como registrar seu próprio nome de domínio para ter um site online

Depois de registrar seu nome de domínio

Se você não tiver certeza do que fazer depois de registrar seu nome de domínio, leia este Guia que está sempre sendo atualizado

 

Conclusão

Depois de ter decidido, você não deve empurrar com a barriga. Eu perdi mais de um nome de domínio por procrastinar.

Afinal de contas, pelo preço que você está pagando, a maioria dos registradores cobra menos de R$4,00 por mês, não vale a pena perder o nome do seu empreendimento digital.

Referencia

– www.thesitewizard.com
– www.pcworld.com
– www.websitesetup.org
– www.wikihow.com

%d blogueiros gostam disto: